terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DIA DE SÃO VALENTIM


     O Dia dos Namorados comemora-se, no Brasil, em 12 de junho, véspera  de Santo Antônio. Porém, em um grande número de países, o dia dedicado aos enamorados é o dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Nessa data festeja-se, não apenas o amor entre casais, mas também a amizade entre familiares e amigos.

     Por este motivo, hoje quero felicitar  as mulheres, tanto as amigas quanto as da família, que enriquecem e adoçam minha vida. A elas  chamo  minhas rosas, pois a elas se igualam em  ternura e delicadeza. E se, como as rosas, minhas amigas  também  tem seus espinhos, eles são usados  -  não para ferir - mas para proteger-se.  Embora sua força e coragem,  algumas vezes elas são tão frágeis quanto as rosas. Mas só algumas vezes.

     A todas, presenteio  com  lindos versos de Cecília Meireles. E também  com as fotos  que eu fiz de de uma rosa colombiana. Este, sim, um regalo bem modesto.


Primeiro motivo da rosa




 Vejo-te em seda e nácar,

e tão de orvalho trêmula, que penso ver, efêmera,

toda a Beleza em lágrimas

por ser bela e ser frágil.



Meus olhos te ofereço:

espelho para face

que terás, no meu verso,

quando, depois que passes,

jamais ninguém te esqueça.



Então, de seda e nácar,

toda de orvalho trêmula, serás eterna. E efêmero

o rosto meu, nas lágrimas

do teu orvalho... E frágil.




Quarto motivo da rosa


Não te aflijas com a pétala que voa:

também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verás, só de cinzas franzida,

mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos

ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,

por desfolhar-me é que não tenho fim.

Um comentário:

  1. Oi Jussa! Jã tinha visitado teu blog. Adorei! Estã lindo. Parabéns! bjs Mônica

    ResponderExcluir