quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONVIVENDO COM CRIANÇAS - NA COZINHA I

Alegria na cozinha        
      
      Fico um dia por semana com meus  dois netos gêmeos de oito anos. Como o tempo é pouco, procuro realizar  com eles  atividades em que possamos interagir.     
      Duas amigas queridas sugeriram que eu colocasse no blog o que costumamos fazer.
     Bem, para começar, nada de Games, Joguinhos no Computador  etc...e só excepcionalmente algum programa ou filme na TV, que assistimos juntos.
      São eles que escolhem o que querem fazer, dentro de algumas propostas: pintar, desenhar,   artesanato -usando argila e outros materiais. Gostam muito de futebol de mesa e outros jogos dos quais nós, avós, também participamos.
      Atualmente estão interessadíssimos na cozinha. Eles mesmo é que sugerem  o que vão fazer. Nas duas  últimas ocasiões, fizemos pãezinhos de minuto e bolachinhas de Natal.
      Fazem questão de colocar os aventais e os gorros que comprei prontos em uma loja do Uruguai. Lavam muito bem as mãos, no mínimo duas vezes, porque ao se darem conta de que cheiram a sabonete lavam também com detergente. Depois, literalmente, mãos na massa.  
     Amassar, dar forma, decorar, colocar no forno, esperar assar e depois deliciar-se com o resultado é muito gratificante.
      A cozinha é um ambiente propício para conhecermos as crianças. A conversa flui, os assuntos surgem naturalmente, e ficamos sabendo sobre a escola,  amizades,  gostos e preferências mesmo sem perguntar. Contam até sobre o que aprontaram, coisas que não deviam ter feito, mau comportamento. Eles sabem que a cozinha não é local de interrogatório e de sermões. Claro que aproveito a harmonia da nossa convivência para dizer o que acho que devo e aconselhar sem recriminações.   
      Fiquei surpresa e encantada com o fato de eles pedirem para fazer pacotinhos das gostosuras para levarem  para a professora e para os  membros da família. Nada de egoismo: abrem mão de ficar com  toda a produção para compartilhar o prazer com aqueles a quem querem bem. 
      Bendita cozinha!
   
 
                                                A dança dos pequenos Chefs antes do início das
                                          atividades.                         

                                                 Levando o trabalho a sério.

Um comentário:

  1. Adorei Jussara, ficou ótimo! Fácil de ler, bem explicado, com teu jeito e forma de avó querida e dedicada. As fotos deram um toque especial, alegre e infantil! Vou esperar agora as fotos e comentários da mais nova netinha, com as panelinhas e apetrechos de cozinha que ela ganhou do papai Noel! rsrsrsr... bjus grandes e boa temporada no Uruguai! Karina

    ResponderExcluir